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domingo, 5 de fevereiro de 2012

Texto destinado à sociedade goiana

Caros compatriotas, 

venho, através deste humilde blog, trazer alguns esclarecimentos sobre a verdadeira Educação Pública no Estado de Goiás. Primeiro de tudo, convido vocês a refletirem sobre a seguinte questão: se você tem melhores condições financeiras, em qual escola o seu filho irá estudar? Em uma pública? Ou em uma privada?
A resposta da grande maioria é, na escola privada (particular), inclusive de muitos de nós (professores de escolas públicas, que não têm a coragem de colocar seus filhos pra estudar na escola pública). O que demonstra que tem alguma coisa errada, não é!
Por que isso acontece? Vamos aos fatos:

  • sabemos que as escolas públicas estão com condições precárias de infra-estrutura - prédios literalmente caindo, salas com goteiras, equipamentos sucateados e laboratórios fechados;
  • devido às iniciativas neoliberais, o Ensino Público, volta-se à formação de mão-de-obra barata;
  • os professores são sobrecarregados de trabalho, tendo que, na maioria das vezes trabalhar os três turnos, seja na escola, ou em casa, visto que o professor é um trabalhador mental, que não desliga-se do trabalho em nenhum momento;
  • as escolas públicas são mais suscetíveis aos problemas sociais graves, como as drogas na escola;
  • a indisciplina é imensa, pois a autonomia da escola pública é mínima e os alunos fazem o que querem.
Não podemos fechar os olhos para isso, pois é a nossa realidade. 

Assim, diante de tantos problemas considerados (e inúmeros outros não apontados aqui), o governador do Estado de Goiás, teve a brilhante ideia de colocar um economista na Secretaria de Educação para "tentar" resolver tais problemas. Resultado: um fracasso generalizado na Educação Pública em Goiás.
Estejam certos de que, tudo que vem sendo feito e falado por estes dois cidadãos, não é em prol de uma Educação Pública de qualidade. E isso prejudica TODOS nós, e não só apenas a classe de professores.
Nós professores fomos muitos prejudicados, mas estejam certos de que a sociedade muito mais. Vejam os motivos:

  • os dinamizadores dos laboratórios foram cortados. Não adianta o Secretário ir na TV e dizer que os laboratórios não foram fechados, pois indiretamente foram. Pensem comigo: uma laboratório de informática com 25 computadores ter que ser organizado pelo professor antes, durante e depois da aula. e ainda, caso aconteça algum problema, o professor será responsabilizado;
  • ao elaborar um currículo mínimo, limita a contextualização como muitos autores do Ensino defendem. Além disso, tira a autonomia do professor (não somos técnicos executores de ideias criadas em gabinetes com ar condicionado e cadeiras almofadadas);
  • ao promover várias mudanças indiscriminadamente na Educação, o governo promoveu um desânimo generalizado em todas as escolas. Nunca se viu tamanho desânimo entre os colegas. Isso acarreta em prejuízos na qualidade das aulas;
  • uma Educação Pública precária vai contribuir muito pouco, ou quase nada, para que nossas relações sociais melhorem.

Para coroar ainda mais a tragédia, no final do ano, o governo consegue aprovar (à noite, por deputados que se venderam para tal) um projeto de Lei que é uma afronta à inteligência de qualquer um. Roubando-nos um direito adquirido. De fato, hoje o Estado de Goiás está pagando o piso aos professores, mas sugiro procurar saber o que ele fez conosco para conseguir isso (procurem alguém de confiança, e não, a mídia a serviço do governo).
Finalizando este texto, gostaria que TODOS nós da sociedade goiana, pudéssemos procurar saber a verdade dos fatos em relação à Educação Pública em Goiás. Afinal, vale lembrar que pagamos muitos impostos para termos uma Educação de Qualidade.
Espero que a sociedade acorde e que, daqui há alguns anos, eu possa colocar minha pequena (que ainda está a caminho) em uma escola pública, não precisando ter que pagar, pela segunda vez, para que ela estude em uma escola particular.

A HORA É AGORA, VAMOS SAIR DA ZONA DE CONFORTO E DA ALIENAÇÃO EM QUE NOS ENCONTRAMOS!

Salve! Salve!


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