Powered By Blogger

Novidades

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Como os cursos de “formação continuada” oferecidos pelo Estado são bons né...


Esta semana assumi a função de coordenador do turno matutino da escola em que trabalho. Muitos desafios, novas experiências e muito trabalho. A semana está muito tumultuada e começo a ver a escola por uma outra ótica, compreendendo o quão importante é o trabalho em equipe.

O Governo do Estado de Goiás tem realizado inúmeras mudanças na Educação do Estado, com interesses neoliberalistas de mercado economês, tem atuado em diversos segmentos da Educação Pública. Um deles se relaciona com as funções dos gestores e coordenadores das escolas. Pois, agora o coordenador poderá trabalhar apenas na coordenação, porém terá que realizar alguns cursos e atividades oferecidas em outro período. Até ai tudo bem, que venham os cursos.

Assim, dentro de tal propósito, hoje inicie o primeiro curso. Fui informado (de última hora) que teria um curso para participar ainda hoje. Fui na expectativa de receber várias informações a respeito das atribuições de meu novo cargo. Ledo engano!

O curso de “formação continuada”, ministrado por uma pessoa com pouco preparo, foi iniciado com uma dinâmica (a dança das cadeiras). Como penso que a maioria das dinâmicas só serve para perder tempo, nem participo. Assim, logo peguei o celular e fiquei por ali navegando.

A dinâmica foi realizada em partes e a sala saiu prejudicada, pois quebrou-se uma cadeira (isso porque já costuma faltar em muitas escolas). Como o descontentamento da maioria era grande a responsável terminou a dinâmica antes do combinado, pois percebeu que ali não tinha somente pessoas dispostas a perder muito tempo.

Assim, passado este momento triste de se ver e viver...rsrs, vamos a apresentação do Power Point. O tema era sobre o uso dos computadores das salas de informática. Como assim? A primeira reunião com os coordenadores e já me vem com um assunto desses? "Pra" variar, virou uma terapia em grupo, a maioria começou a lamentar (com razão) a atuação situação vivida por nós nas escolas do Estado e sem grandes habilidades a responsável deixou o tempo passar, até que chegou o momento em que eu não mais resisti e fui embora (passado uma hora de enrolação), não podendo contar a vocês como foi o final. Se depender da responsável devem estar lá até agora, contando seus “causos” vivenciados em cada escola.

As perguntas que eu sempre faço nesses momentos são: até quando seremos tratados como idiotas? Quando a formação continuada de qua-li-da-de será oferecida para os professores? Quando o dinheiro deixará de ser tão mal investido assim?

Fico muito indignado e revoltado, pois quem tem um pouco mais de conhecimento teórico-prático sobre a Educação percebe nitidamente que o status quo é mantido “entra governo, sai governo”. Eu quero ir nos cursos, mas também quero sair de lá com a sensação de que não desperdicei meu precioso tempo com discussões que não chegarão à lugar nenhum. Uso aqui uma frase que hoje ouvi de uma colega no curso: “na maioria desses cursos, agente sai pior do que entrou”. Concordo contigo colega, é por isso que quase sempre nunca vou.

Isso é melhoria na Educação senhor Thiago Peixoto? Se o senhor de fato quer melhorias, como divulga nos veículos de comunicação, invista na formação de seus professores. Esqueça os engodos, deixe de lado a hipocrisia e trate-nos como merecemos (por direito) ser tratados.

Tenho dito!

8 comentários:

Márlon Soares disse...

Concordo Fernando.

É uma falta de respeito com os professores. Há muitos profissionais gabaritados no estado para inclusive ministrar esse curso (o que te inclui) e vocês são obrigados a fazer essa vergonha com alguém claramente desqualificado.
Terapia de grupo, como diria a Agustina: "Vamos parar com isso gente, vamos sair do senso comum1".

Um abraço
Márlon

Simone disse...

É Fernando...isso é apenas a ponta do iceberg do descaso relacionado a educação no estado e no país. Nunca haverá investimento na qualidade! Já pensou todos os professores questionando o status quo?? As brincadeiras? A terapia? Não ia ser fácil para o governo!
Bom, mas no final acho que você entendeu errado, não era curso de formação...era de deformação!!! rsrsrs

Professor Fernando disse...

É isso mesmo nobres colegas, um descaso pensado em prol de interesses econômicos.
Obrigado por prestigiarem-me com suas visitas...kkkk

Abraços

Fabiana disse...

Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. Principalmente nesses "cursos" que somos convocados a participar e permanecer. Tenha fé! Abraço!

Anônimo disse...

O meu curso foi melhor, ensinaram como ligar e desligar os computadores.

Anônimo disse...

Será q estamos dispostos a enfrentar e fazer estes embates corpo a corpo na educação?
Manifestar via blog, não é o único caminho. É apenas o começo de tudo, acredito q é preciso mais ação, p mudar a realidade. Será q estamos dispostos a participar de Conselhos Municipais, Estaduais e quiça Nacionais para estes e outros enfrentamentos?
E então, vamos lá fazer o q será???...
Angela Beatriz.

Professor Fernando disse...

Concordo contigo Angela Beatriz, as mudanças dependem de nossas atitudes em prol de nossos interesses. A classe dos professores precisa se organizar melhor para explorar o grande potencial que temos enquanto grupo. Para que a revolução aconteça é preciso a existência dos revolucionários. Será que somos?

taiane cristina disse...

parece que me vi em um desses cursos!! como ja te disse: BEM VINDO!! a única forma de podermos mudar alguma coisa é estando DENTRO de uma sala de aula.Por um acaso, você naum ouviu ninguem cochichar assim:"ainda bem que hj não vou para a escola!". "melhor estar aqui do que naquela escola!".Rs! mas, acho que a intenção do governo de oferecer os cursos é ótima, duro é mudar a postura de quem tem que aplicar os cursos.APENAS ACHAM QUE É ENROLAR E PRONTO!